Avaliações de Aprendizagem - AVA e PP (Filosofia)
Avaliação de Aprendizagem - Resenha Crítica: Filosofia Pré-socrático
Golden
CirclePor quê?
A resenha tem a função de demonstrar uma análise de um objeto ou de um tema, para apresentar algumas relações entre suas propriedades e características mais importantes. Através, será a avaliado sua capacidade de crítica.
Como?
Por meios de textos.
O quê?
Tales, Heráclito e Parmênides.
Primeira Parte
Leia o textos.
1. Sobre
Tales
A filosofia grega parece começar com uma ideia absurda, com
a proposição: a água é a origem e a matriz de todas as coisas. Será mesmo
necessário determo-nos nela e levá-la a sério? Sim, e por três razões: em
primeiro lugar, porque essa proposição enuncia algo sobre a origem das coisas;
em segundo lugar, porque o faz sem imagem e fabulação; e, enfim, em terceiro
lugar, porque nela, embora apenas em estado de crisálida [estado latente,
prestes a se transformar], está contido o pensamento: “Tudo é Um”. A razão
citada em primeiro lugar deixa Tales ainda em comunidade com os religiosos e
supersticiosos, a segunda o tira dessa sociedade e mostra como investigador da
natureza, mas, em virtude da terceira, Tales se torna o primeiro filósofo
grego. (NIETZSCHE, A filosofia na época trágica dos gregos, em SOUZA, Pré-socráticos,
p. 10).
2. Sobre
Heráclito
Heráclito diz em alguma passagem que todas as coisas se
movem e nada permanece imóvel. E, ao comparar os seres com a corrente de um
rio, afirma que não poderia entrar duas vezes num mesmo rio. Heráclito retira
do universo a tranquilidade e a estabilidade, pois isso é próprio dos mortos; e
atribui movimento a todos os seres, eterno aos eternos, perecível aos
perecíveis. (Platão, Crátilo, em SOUZA, Pré-socráticos, p. 77. 4).
3. Sobre
Parmênides
“O ser É; o não ser não é”.
[...] Este princípio, descoberto por Parmênides, é o princípio lógico da
identidade. Parmênides tem uma importância histórica imensa para a filosofia
ocidental. Mas desde Parmênides, e por sua culpa, temos do ser uma concepção
estática em lugar de uma concepção dinâmica. A própria ciência física sente-se
apertada dentro do conceito parmenídico da realidade. Mas o que não entra de
maneira alguma dentro de tal conceito do ser é a ciência do homem. A concepção
do homem como uma essência quieta, imóvel, eterna, e que se trata de descobrir
e conhecer [...] tem que ser substituída por outra concepção de vida na qual o
estático, o quieto, o imóvel, o eterno da definição parmenídica não nos impeça
de penetrar por baixo e chegar a uma região vital, a uma região vivente, onde o
ser [...] seja precisamente o contrário: um ser ocasional, um ser
circunstancial, um ser que não se deixe espetar numa cartolina como a borboleta
pelo naturalista. Parmênides tomou o ser, espetou-o na cartolina há vinte e
cinco séculos e lá continua ainda, preso na cartolina, e agora os filósofos
atuais não veem o modo de tirar-lhe o alfinete e deixá-lo voar livremente. Este
voo, este movimento, esta funcionalidade, esta concepção de vida como
circunstância, como chance, como resistência que nos revele a existência de
algo anterior à posse do ser, algo do qual Parmênides não podia ter ideia, é
isto que o homem tem que conquistar. Mas antes de reconquistá-lo reconheçamos
que um filósofo que influenciou durante vinte e cinco séculos de maneira tão
decidida o curso do pensamento filosófico merece algo mais que as poucas
páginas que lhe costumam dedicar os manuais de filosofia. (MORENTE, Fundamentos
de filosofia, p. 70-77).
Segunda Parte
Faça a resenha crítica:
1º passo: Identifique-se com
nome, série, unidade, step e escola.
2º passo: Informações sobre os
textos: apresente os dados bibliográficos
do textos: nome do autor, nome da obra,
ano que foi publicado. Em seguida, apresentará a obra de forma resumida sobre as
obras mencionadas, onde foram retirados os textos. Pesquise mais informações (quantos
capítulos, sessões, se há outros autores, edição).
3º passo: Descrição do conteúdo: em apenas um parágrafo, e de forma objetiva, faça um breve resumo dos
textos analisados. Para isso pode embasar
nas perguntas abaixo:
Interprete
as razões apontadas pelo filósofo alemão Friedrich Nietzsche (1844-1900) para
levarmos a sério a proposição de Tales de que “a água é a origem e a matriz
de todas as coisas”.
Interprete
o significado da frase de Platão: “Heráclito retira do Universo a
tranquilidade e a estabilidade”.
Interprete
a afirmação do filósofo espanhol Manuel García Morente (1886-1942): “a
própria ciência física sente-se apertada dentro do conceito parmenídico da
realidade”. Por que “apertada”? Como a Física tem compreendido a realidade
física através do tempo?
4º passo: Análise Crítica: em
três parágrafos explique objetivamente os principais pontos dos textos
estudados. Aproveite este espaço para escrever sobre argumentos relacionados aos
textos e seus aspectos mais importantes. Façam comparações, avalie a qualidade
do conteúdo, as ideias centrais, sua pertinência, com o tema, os argumentos de
suporte (que dão base a ideia central)sua aplicação no contexto atual (cotidiano).
5º passo: Conclusão: Aqui também há um momento para finalizar o que
foi dito com uma conclusão lógica sobre as ideia expostas nos parágrafos
anteriores. Em outras palavras, você não precisa obrigatoriamente concordar com
o autor ou recomendar a obra dentro da sua proposta de análise, desde que sua
análise exponha os pontos que te guiaram a esse posicionamento.
Informações Importantes
1. Data
e onde entregar: até 25/02 - presencialmente
2. Valor:
3,0 pontos
3. Realização
da atividade: em grupo de até 5 pessoas
4. Recurso a ser utilizado: Word com as seguintes especificações:
- Capa (Modelo anexo)
- Texto: justifica
- Espaçamento: entre linhas 1,
- Margens: Esquerda 3 cm, Superior 3 cm, Direita 2 cm, Inferior 2 c
- Fonte (letra): Calibri ou Times New Roman 12 em todo trabalho
5. Critérios
de Avaliação
2º passo: 0,3 pontos
3º passo: 0,3 pontos
4º passo: 1,0 pontos
5º passo: 0,3 pontos
Originalidade:0,9 pontos
Obs: caso haja indícios de plágio – trabalho será refeito
valendo 1,5
Especificações Técnicas: 0,2 pontos
6. Dúvidas
e mais informações: vinicius.almeida@escolaluminova.combr
Anexo - Modelo de Capa
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Avaliação de Aprendizagem: Produção e Pesquisa - Filosofas da Idade Clássica
Em grupo (máximo 6 pessoas) ou individual, pesquise sobre as mulheres filósofas da Idade Clássica.
b) Escolha uma e descreva sobre
· Biografia
· Importância e contribuição para Filosofia
· Houve influência na teoria dos filósofos da Idade Clássica?
· Qual seria a relação da filósofa escolhida com algum tema do mundo de hoje? Há extensão de suas discussões para Filosofia, a mulher e a sociedade em que vivemos?
· Apresente uma análise dos motivos não estudarmos esta pensadora.
· Apresente um outro importante da filósofa escolhida
c) Como fazer?
Os trabalhos podem de entregues nos formatos de livre escolha:
· Podcast – máximo 6 minutos
· Painel Virtual
· Banner
· Artigo (máximo 6 páginas com referência bibliográfica
· Fanzine / jornal
· Um curta ou animação – 10 minutos no máximo.
· Uma campanha publicitária.
· Outros meios
Pode agrupar mais de uma linguagem
Data da entrega: 01/04 – vinicius.almeida@gmail.com
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