Avaliações de Aprendizagem - AVA e PP (Filosofia)



Avaliação de Aprendizagem - Resenha Crítica: Filosofia Pré-socrático 

Golden
Circle

Por quê?

A resenha tem a função de demonstrar uma análise de um objeto ou de um tema, para apresentar algumas relações entre suas propriedades e características mais importantes. Através, será a avaliado sua capacidade de crítica.

Como?

Por meios de textos.

O quê?

Tales, Heráclito e Parmênides.

Primeira Parte

Leia o textos.

1.    Sobre Tales

A filosofia grega parece começar com uma ideia absurda, com a proposição: a água é a origem e a matriz de todas as coisas. Será mesmo necessário determo-nos nela e levá-la a sério? Sim, e por três razões: em primeiro lugar, porque essa proposição enuncia algo sobre a origem das coisas; em segundo lugar, porque o faz sem imagem e fabulação; e, enfim, em terceiro lugar, porque nela, embora apenas em estado de crisálida [estado latente, prestes a se transformar], está contido o pensamento: “Tudo é Um”. A razão citada em primeiro lugar deixa Tales ainda em comunidade com os religiosos e supersticiosos, a segunda o tira dessa sociedade e mostra como investigador da natureza, mas, em virtude da terceira, Tales se torna o primeiro filósofo grego. (NIETZSCHE, A filosofia na época trágica dos gregos, em SOUZA, Pré-socráticos, p. 10).

 

2.    Sobre Heráclito

 

Heráclito diz em alguma passagem que todas as coisas se movem e nada permanece imóvel. E, ao comparar os seres com a corrente de um rio, afirma que não poderia entrar duas vezes num mesmo rio. Heráclito retira do universo a tranquilidade e a estabilidade, pois isso é próprio dos mortos; e atribui movimento a todos os seres, eterno aos eternos, perecível aos perecíveis. (Platão, Crátilo, em SOUZA, Pré-socráticos, p. 77. 4).

 

3.    Sobre Parmênides

“O ser É; o não ser não é”. [...] Este princípio, descoberto por Parmênides, é o princípio lógico da identidade. Parmênides tem uma importância histórica imensa para a filosofia ocidental. Mas desde Parmênides, e por sua culpa, temos do ser uma concepção estática em lugar de uma concepção dinâmica. A própria ciência física sente-se apertada dentro do conceito parmenídico da realidade. Mas o que não entra de maneira alguma dentro de tal conceito do ser é a ciência do homem. A concepção do homem como uma essência quieta, imóvel, eterna, e que se trata de descobrir e conhecer [...] tem que ser substituída por outra concepção de vida na qual o estático, o quieto, o imóvel, o eterno da definição parmenídica não nos impeça de penetrar por baixo e chegar a uma região vital, a uma região vivente, onde o ser [...] seja precisamente o contrário: um ser ocasional, um ser circunstancial, um ser que não se deixe espetar numa cartolina como a borboleta pelo naturalista. Parmênides tomou o ser, espetou-o na cartolina há vinte e cinco séculos e lá continua ainda, preso na cartolina, e agora os filósofos atuais não veem o modo de tirar-lhe o alfinete e deixá-lo voar livremente. Este voo, este movimento, esta funcionalidade, esta concepção de vida como circunstância, como chance, como resistência que nos revele a existência de algo anterior à posse do ser, algo do qual Parmênides não podia ter ideia, é isto que o homem tem que conquistar. Mas antes de reconquistá-lo reconheçamos que um filósofo que influenciou durante vinte e cinco séculos de maneira tão decidida o curso do pensamento filosófico merece algo mais que as poucas páginas que lhe costumam dedicar os manuais de filosofia. (MORENTE, Fundamentos de filosofia, p. 70-77).

 

Segunda Parte

Faça a resenha crítica:

1º passo: Identifique-se com nome, série, unidade, step e escola.

2º passo: Informações sobre os textos: apresente os dados bibliográficos do textos: nome do autor,  nome da obra, ano que foi publicado. Em seguida, apresentará a obra de forma resumida sobre as obras mencionadas, onde foram retirados os textos. Pesquise mais informações (quantos capítulos, sessões, se há outros autores, edição).

3º passo: Descrição do conteúdo: em apenas um parágrafo, e de forma objetiva, faça um breve resumo dos textos analisados. Para isso pode  embasar nas perguntas abaixo:

*     Interprete as razões apontadas pelo filósofo alemão Friedrich Nietzsche (1844-1900) para levarmos a sério a proposição de Tales de que “a água é a origem e a matriz de todas as coisas”.

*     Interprete o significado da frase de Platão: “Heráclito retira do Universo a tranquilidade e a estabilidade”.

*     Interprete a afirmação do filósofo espanhol Manuel García Morente (1886-1942): “a própria ciência física sente-se apertada dentro do conceito parmenídico da realidade”. Por que “apertada”? Como a Física tem compreendido a realidade física através do tempo?

4º passo: Análise Crítica: em três parágrafos explique objetivamente os principais pontos dos textos estudados. Aproveite este espaço para escrever sobre argumentos relacionados aos textos e seus aspectos mais importantes. Façam comparações, avalie a qualidade do conteúdo, as ideias centrais, sua pertinência, com o tema, os argumentos de suporte (que dão base a ideia central)sua aplicação no contexto atual (cotidiano).  

5º passo: Conclusão: Aqui também há um momento para finalizar o que foi dito com uma conclusão lógica sobre as ideia expostas nos parágrafos anteriores. Em outras palavras, você não precisa obrigatoriamente concordar com o autor ou recomendar a obra dentro da sua proposta de análise, desde que sua análise exponha os pontos que te guiaram a esse posicionamento.

 

Informações Importantes

1.      Data  e onde entregar:  até 25/02  - presencialmente

2.      Valor: 3,0 pontos

3.      Realização da atividade: em grupo de até 5 pessoas

4.      Recurso a ser utilizado: Word com as seguintes especificações:


  •       Capa (Modelo anexo)
  •        Texto: justifica
  •        Espaçamento: entre linhas 1,
  •        Margens: Esquerda 3 cm,  Superior 3 cm, Direita 2 cm, Inferior 2 c
  •         Fonte (letra): Calibri ou Times New Roman 12 em todo trabalho

5.      Critérios de Avaliação

2º passo: 0,3 pontos

3º passo: 0,3 pontos

4º passo: 1,0 pontos

5º passo: 0,3 pontos
Originalidade:0,9  pontos

Obs:  caso haja indícios de plágio – trabalho será refeito valendo 1,5

Especificações Técnicas: 0,2 pontos

6.      Dúvidas e mais informações: vinicius.almeida@escolaluminova.combr

 Anexo - Modelo de Capa

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Avaliação de Aprendizagem: Produção e Pesquisa - Filosofas da Idade Clássica


           Em grupo (máximo 6 pessoas) ou individual, pesquise sobre as mulheres filósofas da Idade Clássica.

b)     Escolha uma e descreva sobre

·        Biografia

·        Importância e contribuição para Filosofia

·        Houve  influência  na teoria dos filósofos da Idade Clássica?

·        Qual seria a relação da filósofa escolhida com algum tema do mundo de hoje? Há extensão de suas discussões para Filosofia, a mulher e a sociedade em que vivemos?

·        Apresente uma análise dos motivos não estudarmos esta pensadora.

·        Apresente um outro importante  da filósofa escolhida

c)      Como fazer?

Os trabalhos  podem de entregues nos formatos de livre escolha:

·        Podcast – máximo 6 minutos

·        Painel Virtual

·        Banner

·        Artigo  (máximo 6 páginas com referência bibliográfica

·        Fanzine / jornal

·        Um curta ou animação – 10 minutos no máximo.

·        Uma campanha publicitária.

·        Outros meios

Pode agrupar mais de uma linguagem

Data da entrega: 01/04  – vinicius.almeida@gmail.com



 

 

 

 

  

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