Produção e Pesquisa Sociologia: Estudo de Caso

 

Forme grupo no máximo 6 pessoas  ou individual. 

Estudo de caso:  é uma metodologia: contribui para compreendermos melhor os fenômenos individuais, os processos organizacionais e políticos da sociedade. É uma ferramenta utilizada para entendermos a forma e os motivos que levaram a determinada decisão.

Formule um caso sobre um dos temas - escolha

a)     Coerção e o sistema penal brasileiro

b)     Dominação Carismática e os processos democráticos

c)      Modos de Produção e Relações de Trabalho

Veja o exemplo

Na segunda-feira de Páscoa de 2001, a figurinista da BBC Elizabeth Sherlock foi morta em um encontro horrível e horrível com um casal viciado em drogas. Mark Woolley e sua namorada Jackie Moorhouse foram repetidamente roubando bolsas e furtando lojas para financiar um vício de heroína de £ 300 por dia, no que a jornalista Joanna Bale chamou de “vida do crime” (The Times, 21 de dezembro 2001). Moorhouse viu a Sra. Sherlock sentada no café da estação de Euston; ela roubou sua bolsa e correu para o carro deles, no qual Woolley estava espera. A vítima enfurecida perseguiu os ladrões e pulou no capô do carro, mas Woolley foi embora. Ele desviou violentamente ao redor as ruas secundárias da estação com a Sra. Sherlock agarrada ao para-brisas, gritando por socorro; quando ela finalmente caiu do capô, ele a atropelou. O casal foi então acusado de ter sorrido enquanto dirigiam o carro por um curto distância, saiu e foi embora de braço dado. Eles então usaram a Sra. cartão de dinheiro de Sherlock para roubar mais £ 100, foi para uma casa de crack e continuou a roubar bolsas por dois dias antes de finalmente ser preso. Fardo relata que Moorhouse tomava drogas desde os 13 anos, progredindo de solventes para heroína e cocaína em sua adolescência, quando ela conheceu Wooley. O casal também teve um bebê que nasceu viciado em heroína e foi imediatamente atendido; Moorhouse foi mesmo condenado por roubando a bolsa de uma enfermeira que cuidou dela no hospital. Em dezembro 2001, Woolley foi condenado pelo assassinato da Sra. Sherlock e Moorhouse foi sentenciada a três anos pelo roubo de sua bolsa e dinheiro. (Fonte: Joanna Bale, “Vida desesperada de viciado que matou mulher da BBC” Times, 21 de dezembro de 2001, p.3)

Estudo de caso: identidades desviantes e conformistas

1. O que esta história nos diz sobre as ligações entre drogas e crime?

2. Até que ponto você acha que Woolley e Moorhouse se tornaram comprometidos com uma carreira desviante ou eram ladrões “profissionais”?

3. Como o padrão de uso de drogas aqui se relaciona com as ideias de Becker e Young e às evidências do British Crime Survey?

4. O que você observa sobre a natureza de gênero dos vários crimes cometido neste caso?

5. Você acha que Woolley e Moorhouse se viam essencialmente como pessoas desviantes? Porque não?

Utilize o método abaixo

COMO CRIAR UM ESTUDO DE CASO?

Preencha os campos abaixo da planilha no qual faz sentido com o projeto que você está querendo divulgar um estudo.

Problema

Solução

Resultado

Qual o problema que você que resolver?

O que você fez para solucionar o problema?

Quais resultados obtidos? Números?

Resposta....

Resposta....

Resposta....

Estratégia

Quais foram as estratégias usadas para realizar a solução do problema?

Estratégia 1

Estratégia 2

Estratégia 3

Estratégia 4

Estratégia 5

Estratégia 6

Estratégia 7

Conclusão

Conclua o estudo com os pontos fortes desse aprendizado.

Concluímos que fazer dessa forma foi...

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas