Pré-socráticos - O discurso racional da origem da vida
Conhecer os Pré-socráticos através de fragmentos de textos
Nessa aula veremos os principais filósofos que pertencem a Escola de Milésios ou Jônios Antigos - Grécia: Tales de Mileto, Anaximandro de Mileto, Anaxímenes de Mileto, Heráclito de Éfeso e Parmênides de Eléia. A maior parte do que sabemos sobre pensamento filosófico dos mesmos advém dos escritos que outros escreveram sobre eles ou fragmentos. Vejamos estes textos selecionados:
a) A maioria dos primeiros filósofos antigos aceitou, apenas, como princípios, a tudo que se apresenta a forma material: pois que afirmam haver um elemento e primeiro princípio de todas as coisas, a partir da qual todas as coisas existem e chegam por sua vez ao ser e no qual acabam por converter-se em decorrência de sua corrupção, subsistindo assim a substância mas mudando em seus acidentes. [...] E com referência ao número e à forma de tal princípio, nem todos estão de acordo e afirmam com certeza. Tales, porém, o iniciador de tal modo de filosofar, disse que é a água. [...] Talvez tenha feito suposição, ao observar que o alimento de todas as coisas é úmido, e que o próprio calor decorre daí e vive por isso. Assim deduziu também, talvez, de fato de que a semente de todas as coisas é de natureza úmida, sendo então a água o princípio natural de tudo o que é úmido. (Aristóteles, Metafísica, A 3, 983 b 6).
b) Alguns afirmaram que a alma está presente em todos os seres do universo, o que teria levado Tales a afirmar que todas as coisas estão cheias de deuses. (Aristóteles, Sobre a Alma, A 5, 411 a 7).
c) Tales dizia que Deus é a mente do mundo e que tudo está dotado de alma e está cheio de demônios, e que através da unidade elemental penetra uma força divina em tudo e move a tudo. (Aécio, I, 7, 11)
B - Anaximandro de Mileto (ca. 610-545)
a) Dentre os que declaram ser o princípio de tudo uno, movente e infinito, Anaximandro, filho de Praxíades de Mileto, sucessor e discípulo de Tales, disse que o princípio e o elemento de todas as coisas existente era algo indeterminadamente infinito e infinitamente indeterminado (Simplício, Física, 24, 13).
b) Anaximandro disse que o princípio material de todas coisas existentes é uma certa natureza do intratável da qual nascem os céus e o mundo no meio deles, sendo tal natureza eterna e nunca envelhece e envolve todos os mundos. (Simplício, Física, 24, 13).
C - Anaxímenes de Mileto (ca. 585-526)
Fonte: Anaxímenes: conheça sua teoria cosmológica - Brasil Escola (uol.com.br)a) Anaxímenes, o filho de Eurístrato de Mileto, foi discípulo de Anaximandro e, segundo alguns, também de Parmênides. Declarou que o princípio material de tudo é o ar. (Diógenes Laércio, II, 3)
b) Anaxímenes diz que o ar está em contínuo movimento, pois que, se assim não fosse, não poderiam ocorrer tantas mudanças como ocorre. E disse que o primeiro princípio de tudo é esse ar infinito, do qual nasce o que existe e veio a ser, o que já existiu e o que existirá, e também os deuses e as próprias coisas divinas (Hipólito, I, 7, 1)
D - Heráclito de Éfeso (ca. 540-470)
F. 91 - Não é possível descer duas vezes no mesmo rio, nem duas vezes tocar uma substância mortal no mesmo estado; mas, pelo ímpeto e a velocidade da mudança, se dispersa e novamente se reúne, e vem e desaparece.
F .49 - Descemos e não descemos rios em um mesmo rio, somos os mesmos e não somos totalmente mesmos.
F. 12 - A quem desce aos mesmo rios, alcançamos novos e novas águas.
Heráclito, diz, em algum lugar, que todas as coisas se movem e nada permanece; comparando as coisas existentes com a corrente de um rio, diz ele que não te poderias submergir duas vezes ao mesmo rio (Platão, Crátilo, 402 A).
F. 31- Conversões do fogo: primeiro, o mar; do mar, uma metade, terra, outra, ar incandescente. A terra resolve-se no mar, o qual se mede pelo mesmo logos que existiu antes de a terra ter vindo a ser.
F. 66 - Aproximando-se, o fogo julgará e apreenderá tudo.
F. 64 - O relâmpago governa o universo.
F. 41 - Existe somente uma sabedoria: conhecer a sabedoria que, como tal, sabe governar tudo através de tudo - o um sábio.
F. 33 - A lei e a sentença é acompanhar o uno.
Eleatas
E - Parmênides (ca. 540-460)
a) Vamos, eu te direi - e ouvindo o meu discurso, conserva-o e ti - existem duas vias de investigação que pode conhecer. Uma, que o ser é e não pode não ser: e é esta a via da persuasão, porque é acompanhada da verdade. A outra, que o ser não é e é necessário que não seja: e esta digo-te, é um caminho em que nada se aprenderá. Pois, não poderás conhecer o não-ser - o que não é possível - nem poderás expressá-lo. A mesma coisa é o pensar e a existência do pensado. (Fragmento 2)
b) Afasta o teu pensamento desta via de investigação, e que não te atraiam a ela o hábito empírico de não se deixar dominar pelo olhar meio perdido, o ouvido rumorejante e a língua. Julga, porém, com a a razão, a prova tão discutida, referida por mim. (Fragmento 7).
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