Organização Sistemática do Pensamento Filosófico
Passo 1:
Analisar uma tese
Trata-se de
refletir sobre o que é defendido por uma afirmação ou por uma negação. É o
momento de recolher o maior número de dados possíveis contidos na tese.
Passo 2:
Encontrar uma antítese
Trata-se de
procurar uma afirmação ou uma negação que sustente ideia(s) diferente(s)
daquela defendida na tese. Mas aqui deve haver um cuidado especial: a antítese
não é uma tese contraditória em relação à primeira tese. Se a tese e a antítese
forem contraditórias, eles se excluirão.
Nesse caso, não
haverá problematização, mas uma relação de exclusão: ou a tese será verdadeira
e a antítese será falsa ou vice-versa. Por exemplo, não há o que problematizar
entre duas frases como “Todo se humano que ser feliz” e “Existe um ser humano
que ser feliz” e ‘Existe um ser humano que não quer ser feliz”, ou entre
“Nenhum ser humano é feliz”, ou entre “Nenhum ser humano é ave” e ‘Existe um
ser humano que é ave”: uma dessas frases sempre será verdadeira e a sua
contradição será falsa. No método dialético, a antítese deve trazer elementos
que permitam rever a tese, encontrando um modo de combinar-se come ela, sem a
anular.
Passo 3:
Elaborar uma síntese
Trata-se de tentar
compor uma conclusão que uma elementos da tese da antítese, mostrando que elas
não se excluem, mas podem ser combinadas.
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Orientação para o desenvolvimento de atividade
Em sua redação,
você pode escrever três parágrafos, correspondentes aos três passos
do método dialético (tese, antítese e síntese). Esses três parágrafos podem
corresponder ao que, em geral, se chama de introdução, desenvolvimento e
conclusão:
Introdução: exploração
da tese. Você pode iniciar esse parágrafo com expressões como: É comum observar
a opinião segundo a qual..., Não é difícil encontrar quem pense que..., Muitos
defendem que...
Desenvolvimento:
apresentação e exploração de uma antítese, mostrando como a tese pode ser problematizada.
Você pode iniciar esse parágrafo por uma das seguintes conjunções: Porém, Mas,
Contudo, Todavia, Entretanto, No entanto.
Conclusão:
síntese que vale uma recuperação da tese, combinando-a com elementos da
antítese. Você pode iniciar esse parágrafo com uma das seguintes conjunções e
expressões: Assim, Neste sentido, Portanto, Tendo dito isso..., Com base
nisso...
Os alunos poderão
escolher entre a temática ou questões problematizadoras
Tema: A Filosofia
e o sentido da existência
ou
Questão problematizadora
1: Viver é mudar?
Questão
problematizadora 2: Como as pessoas aprendem a pensar? As pessoas aprendem a
pensar ou é uma coisa que os seres humanos fazem naturalmente?
Em sua
dissertação, você não deve repetir as ideias dos filósofos. Para isso,
há outros tipos de redação. Seu texto será melhor se você se concentrar nos
conceitos e procurar tratá-los neles mesmos, mostrando como combinam entre si.
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