Responsabiidade, Compromentimento e Prática Pedagógica
Os gestores do departamento de ensino do município de Palestina/SP participaram na última terceira-feira, 30 de janeiro, da primeira formação continuada do ano, em culminância a uma série de reflexões sobre Ética e Moral nas Relações de Trabalho no âmbito escolar. Para abertura deste programa dialogamos sobre Responsabilidade, Comprometimento e Prática Pedagógica
1) O Conceito filosófico de Responsabilidade;
2) O Conceito filosófico de Comprometimento;
3) Prática Pedagógica
3.1) Indicadores de Qualidade de Educação
3.2) Análise Swot
Vejamos:
1) Início do Diálogo
Fizemos um brainstorming sobre:
a) O que é responsabilidade?
b) Quais são as características pessoais ou profissionais que podemos identificar em alguém que a denominamos como responsável?
2) Pensando sobre o Diálogo e Início da Fundamentação
a) Diferença de Ética e Moral
1) Aspectos epistemológico
1) Explicação o que , como funciona e como aplicar. E, a importância da utilização como diagnóstico e elaboração de estratégias com a equipe gestora.
A análise Swot, também conhecida como análise FOFA ou matriz SWOT, é uma análise pautado no equilíbrio entre o ambiente interno de uma escola ou empresa - Forças (Strengths) e Fraquezas (Weaknesses), e o ambiente externo Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).
Quando usar: Essas áreas são separadas entre análise interna (forças e fraquezas) e análise externa (oportunidades e ameaças). Além disso, também existe a visão dos elementos que ajudam (força) Análise SWOT ou FOFA se torna um exercício completo de análise de ambiente que deve ser aplicado em qualquer processo de planejamento estratégico.
Como fazer: O exercício de criar a sua análise SWOT consiste em levantar o maior número possível de itens para cada área.
I) Forças da Análise SWOT
As forças são elementos internos da análise Swot que trazem benefícios para sua prática. Uma outra maneira de pensar sobre isso é imaginar os elementos que estão sob o seu controle, ou seja, você consegue decidir se mantém ou não a situação. Alguns exemplos podem ser:
1) A união da sua equipe
2). Uma certa quantidade de ativos (imóveis, equipamento moderno, etc.)
3) Localização privilegiada
4) Relacionamentos estratégicos
5) Competências específicas da equipe
7) Portfólio de indicadores de qualidade.
II) Fraquezas da Análise SWOT
As fraquezas são elementos internos da análise Swot que atrapalham o negócio. De modo complementar às forças, são aquelas características dentro do seu controle, mas que não ajudam na realização da missão. Alguns exemplos são:
1) Produto altamente perecível
2) Recursos pedagógicos escassos
3) Equipe pouco qualificada
4) Tecnologia ultrapassada
5) Baixo desempenho profissional e/ou de aprendizagem
III) Oportunidades da Análise SWO
As oportunidades são as situações externas à empresa que podem acontecer e afetar positivamente no negócio. Estes fenômenos normalmente estão fora do controle da empresa, mas existe uma chance de eles acontecerem. Alguns exemplos são:
1). Vai sair uma nova lei
2) pode surgir um novo curso
3) minha equipe precisa de ajuda
5) algum recurso pedagógico complementar da escola a ser divulgado e /ou premiado
As oportunidades são muito perecidas com sonhos do tipo “se isso acontecer, vai ser muito bom. ”. E, embora elas estejam fora do controle da escola, deve-se haver uma preparação mínima para o caso dela ocorrer.
IV) Ameaças da Análise SWOT
Por fim,
as ameaças são
situações externas à empresa que podem atrapalhar o negócio. Assim
como as oportunidades, estão fora do controle da empresa, mas
sabe- se que existe
uma chance de acontecerem. Alguns
exemplos, são:
As ameaças podem ser traduzidas pelos medos que existem por parte da gestão da escola. Igualmente às oportunidades, deve-se pensar, mesmo que por alto, maneiras de mitigá-las.
Comentários
Postar um comentário