Aristóteles
Metafísica
Definição da Metafísica como como ciência do ser enquanto ser
A) Existem uma ciência que contempla o ser enquanto ser e o que lhe corresponde de seu. Essa ciência não se identifica com nenhuma das que chamamos [Ciências] particulares, pois nenhuma das outras especula em geral sobre o ser enquanto ser, mas tendo separado uma parte dele, consideram os acidentes desta [...] E visto que buscamos os princípios e as causas mais altas, é evidente que serão princípios e causas certas de certa natureza enquanto tal. Por conseguinte, se também os que buscavam os elementos dos seres buscavam esses princípios, também os elementos teriam que ser do ser não acidental, mas enquanto ser. Por isso devemos também compreender as primeiras causas do ser enquanto enquanto ser. Porém, o ser se diz em vários sentidos, ainda que relacionado a uma só coisa e a certa natureza única, e não equivocadamente [...]; porém todo ser se diz ordenado a um só princípio. com efeito, uns se dizem seres por que são substâncias; outros porque são afecções da substância [...] Por isso também dizemos que o não-ser é não ser [...]. Porém, sempre a ciência trata propriamente do primeiro e daquilo de que dependem as demais coisas e pelo qual elas se dizem. Por conseguinte, se isto [o primeiro] é a substância, o filósofo terá que conhecer os princípios e as causas [...] E são tantas partes da filosofia quanto forem as substâncias. Portanto, uma delas será necessariamente filosofia primeira, e a outra, filosofia segunda. (Aristóteles, Metafísica, 1003b 20 - 1004a 5)
B) Potência
A potência é, pois, o princípio do movimento ou da mudança, que está num outro ser ou num mesmo ser enquanto outro (Aristóteles, Metafísica)
Ética
A) Toda arte, toda investigação e igualmente toda ação ação e projeto previamente deliberado parecem objetivar algum bem. Por isso, se tem dito, com a razão, ser o bem a finalidade de todas as coisas. (É de observar, porém, certa diversidade entre as finalidades; em alguns casos, a atividade é ela mesma a finalidade, enquanto em outros casos a finalidade é algum produto distinto da ação, sendo que, nas finalidades distintas das ações, tais produtos são naturalmente superiores às ações ou atividades das quais resultam). Porém, visto que há múltiplas, ações, artes e ciências, resulta que suas finalidades são, igualmente, múltiplas. (Aristóteles, Ética a Nicômaco, 1094a 1).
B) A felicidade é uma atividade da alma que se ajusta à a virtude perfeita, é necessário examinar o que é a virtude, o que provavelmente nos ajudará a especular a natureza da felicidade.[...] o bem e a felicidade que buscamos foram o bem humano e a felicidade humana. Virtude humana significa não a do corpo mas a da alma. E entendemos a felicidade como uma atividade da alma. (Aristóteles, Ética a Nicômaco)
Comentários
Postar um comentário