Pensar e os pensamentos: uma aula de Filosofia com a utilização de metodologias ativas


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Trabalho apresentado em forma de oficina no V Web Currículo da PUC/SP em 18 de outubro de 2017.

Resumo:

No mundo pós-moderno o uso de tecnologias digitais para o ensino-aprendizagem é uma realidade significativa, principalmente, entre os jovens do Ensino Médio, ávidos consumidores e “reprodutores” de informações ou ideias produzidas por outrem.  E, quando se refere ao ensino da Filosofia, espera-se uma análise crítica dos mesmos da realidade em que vivem e sejam autônomos. Nesse sentido, busca-se contextualizar um plano de aula de Filosofia acerca do Pensar e os pensamentos, utilizando as metodologias ativas: rotação por Estações, rotação individual e Modelo Flex, dos quais serão analisados e pesquisados dos vídeos de YouTuber, bancos de imagens Pinterest e Pixbay e a plataforma de aprendizagem Edmodo. Pois, uma aula de Filosofia, torna o lugar de aprendizagem ativa, onde há perguntas, discussões e atividades práticas. (VALENTE, 2014, p. 86).  Entre os textos norteadores da aula foram escolhidos três filósofos Descartes O Discurso do Método (2004), concebendo o pensamento como uma atividade mental ou espiritual, Kant Fundamentação da Razão Pura (1999) uma atividade discursiva, Hegel A Ciência da Lógica 1: A Doutrinação do Ser (1999) uma atividade intuitiva. Em que, a combinação dos ambientes mais formais com os informais (redes sociais, wikis, blogs), feita de forma inteligente e integrada... (MORÁN, 2015, p.24). Nesse sentido, tornando-se relevante para um espaço dialógico, reflexivo e novas possibilidades de práticas educacionais integrantes aos espaços digitais para alunos e professores. 

Descrição da Oficina :

É sabido que o pensar é constituição humana, por isso, precioso em si e por si mesmo. Pois, promove a significação, a compreensão e a concepção da realidade, a criação, entre outras produções. Segundo Descartes O discurso do Método (2004), o ato de pensar é um artificio, independente do seu conteúdo não podendo ser colocando como dúvida, pois, é impossível. Que o fez concluir: [...] eu penso, logo existo, era tão firme e tão certa [...], julguei que podia aceitá-las, sem escrúpulo, como princípio da Filosofia que procurava. (Descartes, 2004, p.46). No pressuposto de Kant Fundamentação da Razão Pura (1999), só possamos obter um determinado conhecimento da realidade, a partir da captação de nossas estruturas mentais:  entendimento e sensibilidade, em que a realidade é pensada por nós. Na concepção de Hegel A Ciência da Lógica 1: A doutrinação do Ser (2016), o pensamento é um conceito intuitivo configurado como uma faculdade espiritual: O pensamento [...] em seu significado subjetivo comum como uma atividade ou faculdade espiritual, ao lado de outras (sensibilidade, intuição, fantasia, querer, etc.). [...] O pensamento representado como sujeito, é o pensante; e a expressão simples do sujeito existente como pensante é o eu. (Hegel, 2016, p.32). Então, é urgente na aula de Filosofia com os jovens do Ensino Médio pensar sobre a realidade de seus pensamentos instrumentalizado  pelas TICS  que são submetidos,  saindo da visão cultural pragmática e tecnicista, instigando-os no âmbito da cultura digital, a envolverem-se em novas experimentações e ressignificações do conteúdo filosófico, entre a combinação dos ambientes mais formais com os informais (redes sociais, wikis, blogs), feita de forma inteligente e integrada, nos permite conciliar a necessária organização dos processos com a flexibilidade de poder adaptá-los à cada aluno e grupo (MORÁN, 2015, p.24).  Explicando o conceito do Pensar e o processo do mundo mental para interferir e aprimorar o pensamento reflexivo e crítico da realidade contextualizado no Modelo Híbrido Flex[1] dos vídeos YouTuber:  o Pensamento e o Cérebro e o Ser ou Não Ser, Descartes. Este está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=W2CsNxjp. Aquele disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=jzMH6z2t1z8, e outros   a serem pesquisados, os textos mencionados e compartilhados como rotação individual[2] na plataforma Edmodo[3]. No quiz: Os nossos pensamentos são estimulados pelas coisas que vemos, coisas que nós experienciamos no mundo? O uso de bancos de imagens Pinterest e Pixbay, de livre escolha, para o momento avaliativo da aula: o Pensamento é..... Os processos posteriores constituirão a rotação por estações[4]: grupos de três participantes para discussões e mapa mental de um dos textos, classificação das ideias principais por semelhança e diferenças. Assim, [...] as atividades em sala de aula incentivam as trocas sociais, entre colegas... (VALENTE, 2014, p. 93), conclusas serão compartilhadas, passíveis de alterações. Uma aula invertida: [...] A combinação de aprendizagem por desafios, problemas reais, jogos, com a aula invertida é muito importante para que os alunos aprendam fazendo, aprendam juntos e aprendam, também, no seu próprio ritmo. (MORÁN, 2015, p. 22-23). Portanto, [...].  Na abordagem da sala de aula invertida, o aluno estuda antes da aula e a aula se torna o lugar de aprendizagem ativa, onde há perguntas, discussões e atividades práticas. (VALENTE, 2014, p. 85-86). Por isso, o empoderamento filosófico em ambientes virtuais vinculada ao poder cognitivo possibilita aos jovens do Ensino Médio realizar o movimento da autonomia, da cooperação e da ressignificação da informação e de si; E, para o professor-tutor uma ação comunicativa de boas práticas formativas e relações. Ambos (re) aprendem e atuam ativamente.

Imagem I 

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Mapa Conceitual produzido no Mindomo ,sobre  a teoria hegeliana de pensamento.

Imagem II

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Apresentando a plataforma Mindomo

Imagem III

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Imagem IV


Imagem V 

















[1] A proposta consistirá em atividades de estudos pré-oficina como um roteiro individual a serem cumpridas pelos participantes na estação individual.
[2] Segundo HORN, Michael B; STAKER, Heather. (2015, p.55): Um curso ou uma disciplina em que cada estudante tem cronograma individual e não necessariamente alterna para que estação ou modalidade disponível.
[3] Uma plataforma de gerenciamento de aprendizagem, desenvolvido por meio de computação em nuvem.
[4]Segundo HORN, Michael B; STAKER, Heather. (2015, p.55): Os estudantes alternam ao longo de todas as estações, não apenas aquelas de seus cronogramas individuais.

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