Pensar e os pensamentos: uma aula de Filosofia com a utilização de metodologias ativas
Trabalho apresentado em forma de oficina no V Web Currículo da PUC/SP em 18 de outubro de 2017.
Resumo:
No mundo pós-moderno o uso de tecnologias digitais
para o ensino-aprendizagem é uma realidade significativa, principalmente, entre
os jovens do Ensino Médio, ávidos consumidores e “reprodutores” de informações
ou ideias produzidas por outrem. E,
quando se refere ao ensino da Filosofia, espera-se uma análise crítica dos
mesmos da realidade em que vivem e sejam autônomos. Nesse sentido, busca-se
contextualizar um plano de aula de Filosofia acerca do Pensar e os pensamentos,
utilizando as metodologias ativas: rotação por Estações, rotação individual e
Modelo Flex, dos quais serão analisados e pesquisados dos vídeos de YouTuber, bancos de imagens Pinterest e Pixbay e a plataforma de aprendizagem Edmodo. Pois, uma aula de Filosofia, torna o lugar de aprendizagem ativa, onde há perguntas, discussões e
atividades práticas. (VALENTE, 2014, p. 86). Entre os textos norteadores da aula foram
escolhidos três filósofos Descartes O
Discurso do Método (2004), concebendo o pensamento como uma atividade
mental ou espiritual, Kant Fundamentação
da Razão Pura (1999) uma atividade discursiva, Hegel A Ciência da Lógica 1: A Doutrinação do Ser (1999) uma atividade
intuitiva. Em que, a combinação dos
ambientes mais formais com os informais (redes sociais, wikis, blogs), feita de
forma inteligente e integrada... (MORÁN, 2015, p.24). Nesse sentido,
tornando-se relevante para um espaço dialógico, reflexivo e novas
possibilidades de práticas educacionais integrantes aos espaços digitais para
alunos e professores.
Descrição
da Oficina :
É sabido que o pensar é constituição humana, por isso,
precioso em si e por si mesmo. Pois, promove a significação, a compreensão e a concepção
da realidade, a criação, entre outras produções. Segundo Descartes O discurso do Método (2004), o ato de
pensar é um artificio, independente do seu conteúdo não podendo ser colocando
como dúvida, pois, é impossível. Que o fez concluir: [...] eu penso, logo existo, era tão firme e tão certa [...], julguei
que podia aceitá-las, sem escrúpulo, como princípio da Filosofia que procurava.
(Descartes, 2004, p.46). No pressuposto de Kant Fundamentação da Razão Pura (1999), só possamos obter um
determinado conhecimento da realidade, a partir da captação de nossas estruturas
mentais: entendimento e sensibilidade,
em que a realidade é pensada por nós. Na concepção de Hegel A Ciência da Lógica 1: A doutrinação do Ser (2016), o pensamento é um conceito intuitivo configurado
como uma faculdade espiritual: O
pensamento [...] em seu significado subjetivo comum como uma atividade ou
faculdade espiritual, ao lado de outras (sensibilidade, intuição, fantasia,
querer, etc.). [...] O pensamento representado como sujeito, é o pensante; e a
expressão simples do sujeito existente como pensante é o eu. (Hegel, 2016,
p.32). Então, é urgente na aula de Filosofia com os jovens do Ensino Médio
pensar sobre a realidade de seus pensamentos instrumentalizado pelas TICS
que são submetidos, saindo da
visão cultural pragmática e tecnicista, instigando-os no âmbito da cultura digital,
a envolverem-se em novas experimentações e ressignificações do conteúdo filosófico,
entre a combinação dos ambientes mais
formais com os informais (redes sociais, wikis, blogs), feita de forma
inteligente e integrada, nos permite conciliar a necessária organização dos
processos com a flexibilidade de poder adaptá-los à cada aluno e grupo (MORÁN,
2015, p.24). Explicando o conceito do Pensar e o processo do mundo mental para interferir
e aprimorar o pensamento reflexivo e crítico da realidade
contextualizado no Modelo Híbrido Flex[1]
dos vídeos YouTuber: o Pensamento e o Cérebro e o Ser ou Não Ser, Descartes. Este está
disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=W2CsNxjp.
Aquele disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=jzMH6z2t1z8,
e outros a serem pesquisados, os textos
mencionados e compartilhados como rotação individual[2] na
plataforma Edmodo[3].
No quiz: Os nossos pensamentos são estimulados pelas coisas que vemos, coisas
que nós experienciamos no mundo? O uso de bancos de imagens Pinterest e Pixbay, de livre escolha, para o momento avaliativo da aula: o Pensamento é..... Os processos posteriores
constituirão a rotação por estações[4]:
grupos de três participantes para discussões e mapa mental de um dos textos, classificação
das ideias principais por semelhança e diferenças. Assim, [...] as atividades em sala de aula incentivam as trocas sociais, entre
colegas... (VALENTE, 2014, p. 93), conclusas serão compartilhadas, passíveis
de alterações. Uma aula invertida: [...] A
combinação de aprendizagem por desafios, problemas reais, jogos, com a aula
invertida é muito importante para que os alunos aprendam fazendo, aprendam
juntos e aprendam, também, no seu próprio ritmo. (MORÁN, 2015, p. 22-23). Portanto, [...].
Na abordagem da sala de aula invertida, o aluno estuda antes da aula e a
aula se torna o lugar de aprendizagem ativa, onde há perguntas, discussões e
atividades práticas. (VALENTE, 2014, p. 85-86). Por isso, o empoderamento
filosófico em ambientes virtuais vinculada ao poder cognitivo
possibilita aos jovens do Ensino Médio realizar o movimento da autonomia, da cooperação e da
ressignificação da informação e de si; E, para o professor-tutor uma ação
comunicativa de boas práticas formativas e relações. Ambos (re) aprendem e
atuam ativamente.
Imagem I
Mapa Conceitual produzido no Mindomo ,sobre a teoria hegeliana de pensamento. |
Imagem II
Apresentando a plataforma Mindomo
Imagem III
Imagem IV
Imagem V
[1] A
proposta consistirá em atividades de estudos pré-oficina como um roteiro
individual a serem cumpridas pelos participantes na estação individual.
[2] Segundo HORN, Michael B; STAKER, Heather.
(2015, p.55): Um curso ou uma disciplina em que cada estudante tem
cronograma individual e não necessariamente alterna para que estação ou
modalidade disponível.
[3] Uma
plataforma de gerenciamento de aprendizagem, desenvolvido por meio de
computação em nuvem.
[4]Segundo HORN, Michael B; STAKER,
Heather. (2015, p.55): Os estudantes alternam ao longo de todas as
estações, não apenas aquelas de seus cronogramas individuais.
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